Alecrim – Como cultivar em vaso e quais os benefícios para a saúde


O alecrim é um arbusto que pode alcançar mais de 1 metro de altura e suas folhas são usadas como especiaria, mas também podem ser usadas para fins medicinais. De fato, estas folhas podem trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

Por isso, nós resolvemos reunir aqui os benefícios mais importantes, assim como a melhor forma de cultivar esse arbusto em um vaso, para ter sempre em casa.

Uma das vantagens dessa planta é que também pode ser usada como ornamento, apresentado flores de várias cores, como azul, rosa e violeta.

Veja agora como cultivá-la!

Como cultivar alecrim

como cultivar alecrim
Por renovacaoeli.com, via Pinterest

Poderá plantar este arbusto por estaquia, ou então a partir de sementes. Deverá semear as sementes em uma sementeira. Se não tiver, poderá usar pequenos recipientes, ou então vasos pequenos.

É importante você ter paciência, porque o alecrim demora a crescer. Para se tornar uma planta “adulta” leva em torno de 3 anos. Poderá fazer mudas a partir do momento que as hastes atingem os 15 a 20 cm de altura.

Para aplicar a técnica de estaquia, corte ramos da planta com aproximadamente 15 cm. Depois pante esses raminhos nos vasos. É importante deixar em um local com grande luminosidade, mas não convém estar sob os raios de sol diretos, pois pode secar a planta.

É importante manter o solo sempre úmido até que as raízes se desenvolvam. Esse processo leva em torno de 3 / 4 semanas.

Quando a planta já tiver raízes, mude para um local que a planta receba luz do sol direta. Note que durante o primeiro ano não deve expor o alecrim a temperaturas baixas.

Apesar de poder colher as folhas a partir do 90º dia, o ideal é que só comece retirando as folhinhas depois de 2 anos. Nunca retire mais do que metade dos raminhos.

Benefícios do Alecrim para a saúde

Como plantar alecrim
Por casa.umcomo.com.br, via Pinterest

Existem diversos benefícios dessa plantinha para a nossa saúde, mas também traz vários benefícios para a nossa beleza, tanto que é usado o óleo da planta em vários produtos cosméticos, como produtos capilares, por exemplo.

Veja aqui alguns dos maiores benefícios!

Melhora a digestão

Quando toma o chá de alecrim depois das refeições, a digestão é feita de forma mais rápida e fácil. Portanto, se teve uma refeição mais pesada, com alimentos gordurosos, essa é uma boa opção!

Antibiótico

Por receiteria.com.br, via Pinterest

De fato, o excesso de antibióticos químicos faz com que o nosso corpo crie uma certa resistência aos medicamentos. Sendo assim, optar por antibióticos naturais é uma excelente opção quando a doença ainda está no começo. 

Neste caso usamos o óleo de alecrim. Ele tem uma ação poderosa contra as bactérias Bacillus cereus, E. Coli, Clostridium perfringens, Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Aeromonas hydrophila. Estas bactérias são conhecidas por causar várias infecções, como gastroenterites e infecções urinárias.

Alecrim combate a retenção de líquidos

O chá de alecrim é excelente para combater a retenção de líquidos, pois é um diurético natural.

No entanto, devemos ter cuidado com a quantidade de chá que tomamos, porque ele também elimina potássio e sódio na urina. O ideal é usar apenas durante um máximo de 7 dias e sempre com orientação médica.

Melhora o funcionamento cerebral

Por dicasdemulher.com.br, via Pinterest

O alecrim tem ação antioxidante, por isso ajuda em momentos mais estressantes, como alturas de provas ou projetos importantes. Outra vantagem desta planta é que, ao que tudo indica, ajuda na prevenção da doença de Alzheimer. 

Controlo do Diabetes

Embora não esteja totalmente comprovado, o chá desta planta parece ajudar na manutenção dos níveis de glicose no sangue, controlando o diabetes.

Para isso, deverá tomar uma chávena de chá de alecrim de 30 a 60 minutos antes das refeições.

Anti-inflamatório

Por beleza.umcomo.com.br, via Pinterest

O chá desta poderosa planta é também um poderoso anti-inflamatório, pois ajuda no combate de diversos tipos de inflamação, e ajuda a aliviar dores e desconfortos.

Quando usamos o óleo essencial do alecrim, poderá ser bastante útil no tratamento de tendinites, ou outras inflamações ortopédicas, por exemplo. É também usados para aliviar dores musculares.

Então? Está preparado para usufruir de todos esses benefícios do alecrim? 

4.7/5 - (71 votes)

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *