Babosa: Como cultivar em casa e usufruir dos benefícios da Aloé Vera


A Babosa tem mais de 300 espécies, mas uma se tornou muito popular em todo o mundo, a Aloe Vera! Esta plantinha tem vários benefícios para a saúde, por isso vale a pena ter em casa um vasinho! Aqui nós vamos lhe mostrar como cultivar essa planta, assim como os maiores benefícios para a sua saúde.

Está curioso para saber quais os grandes benefícios dessa plantinha? Então siga conosco!

Benefícios da Babosa para a saúde

benefícios da babosa para a saúde
Por Marta Alves – Cabelos Cacheados, dicas, cronograma capilar, via Pinterest

Os usos da Aloe Vera na área da beleza e cosmética são já bastante conhecidos. Mas, além disso, esta planta tem várias propriedades medicinais que podem nos ajudar a ter mais saúde.

Ela é bastante nutritiva, por isso ela é excelente para estimular na formação de novos tecidos e células. Além disso, é ótima para eliminar células mortas. Por exemplo, o gel de Aloe Vera é excelente para quando você tem uma queimadura, pois alivia bastante a dor e favorece a cicatrização.

A Aloe Vera também é hidratante, por isso é perfeita para restaurar alguns tecidos de pele danificados.

Outro benefício da babosa é ajudar na digestão, no tratamento de gastrite e ajuda também na prisão de ventre.

Esta plantinha também apresenta ação anti-inflamatória, por isso é útil em inflamações e infecções.

Como se não bastassem todos os benefícios anteriores, a Aloe Vera é uma ferramenta poderosa no fortalecimento do sistema imune

Agora que já sabemos os grandes benefícios para a saúde, está na hora de saber como cultivá-la! Vamos lá?

Como cultivar e tratar Babosa

como cultivar babosa
Por Sand Between My Piggies | Travel Destinations & Tips | Coastal, via Pinterest

Não é difícil cultivar e tratar da sua Aloe Vera. Nós selecionamos aqui os principais pontos para não ter erro!

Vamos?

Siga lendo!

Solo

Antes de mais nada, é importante você escolher o solo certo para a sua babosa. O ideal é que o solo seja bem drenado, permeável e de consistência fofa.

Para ser perfeito, a mistura deve ser metade de terra orgânica já adubada com composto, e a outra metade de areia média, de rio, e previamente lavada.

Vaso

O segundo passo é escolher o vaso onde vai plantar a sua Aloe Vera. É importante que dele seja bem amplo, pois a raiz vai precisar desse espaço para crescer e se desenvolver.

Embora esse seja o vaso ideal para cultivar, se a ideia é estar sempre gerando novas mudas, ter em um vaso mais apertado é mais fácil.

Água

Por Sembrar 100, via Pinterest

Não deve regar muito a sua babosa, pois, como toda a planta suculenta, não gosta de solo com muita água. Ele tem de ficar úmido, não encharcado.

Basta regar uma vez por semana. Não é para usar muita água não! Use um pulverizador e sempre com água pura!

Mudas de Babosa

Sempre que transplantar mudas de Babosa para um vaso maior, é importante não regar durante uns 3 dias, para que a planta consiga se recuperar.

Luz

A Babosa é uma planta que precisa mesmo de muito sol, pelo menos umas 8 horas de luz solar diariamente. Então, se quiser ter o seu vaso de Aloe Vera dentro de casa, coloque em uma varanda ou em uma janela que seja bem iluminada.

Se você vive em uma região muito fria, deve ter especial cuidado. Apesar de esta planta sobreviver a um inverno rigoroso, quando as temperaturas vão abaixo dos 4 ℃ ela congela e depois morre.

Agora que já sabe quais os benefícios da Babosa, como cultivá-la e cuidar dela, está na hora de colocar tudo isso em prática!

Não deixe de dar uma olha em outros dos nossos artigos com outras dicas super legais! Esperamos por você!

4.8/5 - (34 votes)

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *