Tatuagem Maori: Significado e Desenhos Incríveis para se inspirar!


Você já ouviu falar de tatuagem Maori? Quer saber mais sobre ela? Então está no sítio certo! Aqui vamos lhe mostrar a origem desse tipo de tattoo, o significado de cada um dos desenhos, e algumas ideias incríveis para se inspirar, porque realmente são lindas!

Desde 2010 que temos assistido, de fato, a um número cada vez maior de pessoas com tatuagens maori em várias partes do corpo, como por exemplo braços, peito e costas.

Sua origem está, precisamente, no povo Maori, originário da Nova Zelândia. Para eles, as tatuagens têm um significado muito maior do que puramente estética, porque eles dão um imenso valor aos desenhos.

Este povo é conhecido por terem sido grandes guerreiros, pois enfrentavam seus inimigos sem medo. Eles geralmente cortavam a cabeça dos inimigos e depois as guardavam em urnas. Para o povo Maori, essas urnas eram sagradas.

Ao contrário de nós, os maoris não tatuavam o corpo todo apenas pela estética. Eles tatuavam os seus rostos. Quanto mais tatuagens um homem tiver, mais nobre ele é, maior é a posição social dele.

Curiosidade: Sabia que o tradicional Haka, que a Seleção de Rugby Neozelandesa faz antes dos jogos, é uma dança maori?

A tatuagem maori permaneceu desde aquela época, mas, de fato, tem ganhado força desde os anos 2000.

Estas tatuagens representam a vida do tatuado. Também representam mitos e crenças que são valorizadas nas tribos. Mas também poderão representar uma característica específica da personalidade do tatuado, ou um sentimento que queria transmitir.

Por isso, as legítimas tatuagens maori nunca são iguais umas às outras. Cada uma tem sua particularidade, pois ela tem influência direta com o tatuado e o tatuador.

Onde posso fazer uma tradicional Tatuagem Maori?

Por Traditional Wushu, via Pinterest

Se você quer fazer uma tattoo Maori legítima só tem duas opções. Ou você vai até à Nova Zelândia, ou então buscar por um tatuador maori aqui no Brasil.

Os tatuadores maori são conhecidos como tohunga ta moko. Para eles, a tatuagem é algo sagrado. Sem dúvida, todo o processo é um rito de passagem importante, tanto para ele, como para o tatuado.

Isso acontece porque as tatuagens são elaboradas de acordo com a história e a vida da pessoa que vai fazer a tattoo.

Por isso, o normal é que o tatuador faça várias perguntas a respeito da sua vida, vai querer saber como você é, o que deseja, do que tem medo…

A partir daí o tatuador vai criar um desenho que tenha sua vida ali, em código. Por isso é uma tatuagem tão especial, porque ela realmente é única!

Significado das tatuagens maori

A tatuagem maori é única, mas ela tem elementos com significados próprios. É isso que vamos ver agora!

Confira!

koru tatuagem maori
de.123rf.com, via Pinterest
Koru (espiral):

Este símbolo é usado para representar harmonia e crescimento. Este desenho tem como base a folha da samambaia sendo desfraldada.

Por Brandi Stevenson, via Pinterest
Hei matau (anzol):

Esse símbolo representa um anzol, por isso está associado a prosperidade, boa saúde, força e determinação.

Por Rosalie Gray Ideas, via Pinterest
Torção simples (infinito):

Este símbolo representa a vida, a eternidade. Por isso ele tem o mesmo formato do símbolo do infinito.

tattoosplendors.com, via Pinterest

Torções duplas ou triplas:

Nesse caso, as torções indicam união entre pessoas ou culturas. Como estão formadas igualmente por símbolo de infinito, indica que essa união será eterna.

Por TattooTribes.com, via Pinterest
Manaia:

Essa é uma figura com corpo de homem, rabo de peixe e cabeça de pássaro. Como ele tem os três elementos (mar, terra e ar), simboliza o guardião espiritual, o ser com superpoderes.

Hei Tiki tatuagem maori
Por Cana Arık, via Pinterest
Hei tiki:

Este é, sem dúvida, o grande talismã maori, por isso é muito usado na tatuagem maori. Ele representa o embrião não-nascido, com perspicácia, sabedoria, lealdade e sem escuridão em sua mente. Por isso é conhecido como um talismã da sorte e da fertilidade.

dutchink.nl, via Pinterest
Pakati:

Esse padrão representa os guerreiros do povo maori, a sua coragem, determinação e toda a força que usaram em suas batalhas.

dutchink.nl, via Pinterest
Hikuaua:

Esse padrão da tatuagem maori representa o rabo do peixe cavala, o símbolo de Taranaki, uma região da Nova Zelândia. Ele representa prosperidade.

tatuagem maori padrões
Por flickr.com, via Pinterest
Unaunahi:

Este padrão simboliza abundância e saúde, porque representa escamas de peixe, alimentação principal do povo Maori.

Símbolos tatuagem maori
Por mude.nu, via Pinterest
Ahu ahu mataroa:

Este padrão da tatuagem maori representa conquistas esportivas e atléticas, talento. No entanto, esse padrão pode também ser usado para representar novos desafios na vida.

Por dutchink.nl, via Pinterest
Taratarekae:

Por último, esse padrão representa força e paciência e se inspira nos dentes de baleias.

Existem muitos outros símbolos usados na tatuagem maori, por isso é importante você encontrar um tatuador maori que possa fazer uma tatuagem legítima.

Então? Gostou desse artigo? Se ainda não achou o que pretendia, então não deixe de ver outros artigos do nosso site. Sem dúvida, você vai achar uma tattoo que goste!

4.7/5 - (344 votes)

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *